Amantes do free!

Este é o nosso primeiro post, inaugurando o blog do McCONFRONTA. Pretendemos utilizar este sítio principalmente para divulgar as edições do evento que já rolaram e anunciar as que estão por vir. Mas será aqui também o local onde falaremos sobre os Circuitos Off (C.Off’s), outras atividades do coletivo (C2OFF) e sobre freestyle rap em geral.

As origens do freestyle rap (ou rap improvisado) está na própria essência do rap. As primeiras batalhas datam do final dos anos 70 na costa leste dos EUA, país berço do hip hop. No Brasil a modalidade ganha popularidade nos anos 2000 com cenas como a Batalha do Real e a Batalha da Santa Cruz. Em BH o Duelo de Mc’s vem ocorrendo desde 2007 fazendo do Viaduto Santa Tereza às sextas um concorridíssimo campo de batalha entre mc’s cada vez mais afiadxs. Foi também neste viaduto que surgiu a prática do C.Off, uma caixinha boombox municiada de beats que passa de mão em mão nas rodas de freestyle madruga a fora após o Duelo de Mc’s. O C.Off começou então a ser utilizado também aqui em Betim (e onde mais tiver brecha), um coletivo informal foi se formando em torno dele e, finalmente, a idéia de uma batalha nos moldes clássicos nasceu. O nome: McCONFRONTA.

Como dizem, o McCONFRONTA é onde o “mc confronta” outrxs mc’s e, além disso, onde o “mc se confronta” (por isso o trocadilho proposital do nome, que também pode ser lido como: “êmeSEconfronta”), vencendo primeiro seu próprio inimigo interno, o nervosismo e a pressão da platéia e da batalha em si, evitando as derrapadas e o temido congelamento.

Os corres para o evento são feitos por nós mesmxs, sem apoio ou patrocínio de instituições públicas ou privadas. Já aconteceram duas edições do evento, que por enquanto tem uma periodicidade mensal. Tanto no McCONFRONTA de Setembro quanto no de Outubro, tivemos a participação de mc’s locais, de BH e Igarapé. O público esteve bastante animado durante as batalhas e cumpriu muito bem seu importante papel de juíz, dando a Cunim XVI e Liu os respectivos títulos de Setembro e Outubro.

A edição de Novembro acontecerá neste sábado dia 24, a partir das 19hrs no mesmo bat-local, a pista de skate do Centro de Betim (entre o Poliesportivo e o Betim Shopping). Em breve o eflyer estará aqui disponível.

Um salve a todxs que fazem e/ou curtem um bom rap de improviso!

C2OFF

This entry was posted in General. Bookmark the permalink.