VII McCONFRONTA [Edição: Março 2013]

"Se eu não posso rimar não é minha revolução!"

“Se eu não posso rimar não é minha revolução!”

McCONFRONTA VII: “Se eu não posso rimar, não é minha revolução!”

A 7º edição do McCONFRONTA acontecerá no dia 09 de março, um dia após o Dia Internacional da Mulher. A quase um século atrás nesta mesma data no ano de 1917, trabalhadorxs de uma indústria textil (em sua maioria mulheres) protagonizaram uma histórica greve contra a Primeira Guerra Mundial, a fome e os desmandos do Czar, resultando na vitoriosa Revolução de Fevereiro (primeira etapa da Revolução Russa) e a derrubada de Nicolau II. Este movimento fez parte da chamada primeira onda do feminismo, quando, da virada do século XIX para o XX, as mulheres iniciaram uma intensa luta internacional por igualdade e liberdade. Mas o que representa o Dia das Mulheres hoje em dia? Com o tempo a sociedade patriarcal capitalista foi estereotipando a data e apagando sua história, ficando restrito a um dia quando o patrão oferece rosas e outros mimos ridículos às suas funcionárias. O C2OFF busca uma homenagem diferente, convidando à todxs (principalmente as mulheres) para uma noite de comemoração (memorar em coletivo) do real significado do Dia Internacional da Mulher: a luta!

O título da edição é uma paródia à famosa citação de Emma Goldman, combatente feminista incansável que certa vez afirmou: “se eu não puder dançar, não é minha revolução!”

This entry was posted in General. Bookmark the permalink.